Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei do Coaching | Advogado explica regulamentação da profissão coach

    Análise do Projeto de Lei 3550/2019 | Tramitação 2021

    há 3 anos

    Lei do Coaching | Regulamentação da profissão de Coach

    Hoje vamos falar sobre o projeto de lei nº 3550/2019, que regulamenta a profissão do coach no Brasil.

    O assunto é polêmico, pois há pessoas a favor e contra o projeto, com algumas argumentações complexas e até mesmo apaixonadas.

    Para saber mais do projeto de lei, entrevistamos o advogado Adriano Martins Pinheiro, inscrito no Brasil e em Portugal. Além da advocacia, Pinheiro também é formador certificado em Portugal, palestrante e escritor. Desde 2018, está lotado em Porto, Portugal e presta consultoria online para clientes brasileiros, inclusive coaches.

    Recentemente, Pinheiro escreveu artigos e publicou vídeos no Youtube alertando para a importância dos projetos de lei que visam regulamentar a profissão do coach, pedindo para que todos os profissionais se interessem pelo conteúdo.

    REDAÇÃO: De onde nasceu a iniciativa de falar sobre o projeto?

    PINHEIRO: O projeto de lei (e seus apensos) traz muitas questões significativas, que precisam chegar ao conhecimento dos profissionais do coaching.

    REDAÇÃO: Quais são essas alterações?

    PINHEIRO: As mais importantes são: obrigatoriedade de curso superior para poder atuar como “Executive Coach” ou “Master Coach”; carga horária mínima, sendo horas teóricas e sessões práticas supervisionadas; o “ICF – International Coaching Federation” vai estabelecer preceitos para serem atendidos pelas instituições formadoras; serão criados Conselhos Federais e Regionais. Esses Conselhos criarão um código de ética e poderão cancelar o registro do coach, em caso de infração grave; o Coach terá uma credencial e deverá pagar anuidade. Há outras alterações, mas é necessário analisar o projeto de lei na íntegra.

    REDAÇÃO: Porque é importante falar sobre o projeto de lei, que regula a profissão do coach?

    PINHEIRO: Quando comecei a falar e escrever sobre o projeto de lei, percebi que muitos coaches não sabem da existência do projeto e, obviamente, não tem conhecimento de todas as mudanças que surgirão na profissão, após a sua aprovação.

    conhecendo o projeto, o coach pode fomentar participações e debates, acerca de alteração e manutenção dos pontos que desejar, bem como terá tempo hábil para se preparar antes da criação da lei, propriamente dita.

    REDAÇÃO: O coach possui regulamentação na Europa?

    PINHEIRO: No momento, não há lei que regule o coach. Como no Brasil, acaba sendo o ICF que exerce algum papel de padrão e referência para os profissionais e seus clientes. Há outros institutos, associações, sociedades que também buscam padronizar os profissionais. Mas, aqui na Europa também não há lei que regulamente a profissão do coach.

    O entrevista publicou um vídeo no Youtube explicando o projeto de forma detalhada e estimula que os ouvintes deixem sua opinião - contra a favor à regulamentação - nos comentários.

    Fonte: Site Viralizado

    • Sobre o autorPortugal | Brasil
    • Publicações175
    • Seguidores351
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações811
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-do-coaching-advogado-explica-regulamentacao-da-profissao-coach/1227150240

    Informações relacionadas

    Fabricio Almeida Carraro, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Criminalização ou regulamentação do coaching? Coaching é crime?

    Petição Inicial - TJSP - Ação Exercício Ilegal de Profissão ou Atividade - Termo Circunstanciado - de Justiça Pública

    Marcos Albuquerque, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Defensor dativo deve apresentar instrumento procuratório nos autos?

    Elane F Souza Advogada, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Coach: cite-me uma escola onde esta "profissão" esteja regulamentada pelo MEC

    Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
    Notíciashá 5 anos

    Criminalização ou regulamentação do coaching está em discussão no Senado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)