Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Candidata reprovada por altura (1,59m) em concurso da PM consegue liminar em mandado de segurança

Justiça autorizou a candidata continuar nas etapas seguintes

há 8 anos

Uma candidata reprovada no concurso público da Polícia Militar/SP, em razão de sua estatura (1,59m), conseguiu, na justiça, a nulidade de sua eliminação.

A aferição realizada pela PM constatou que a candidata possuía 1,59m de altura, considerando-a inapta. Tendo notícia de sua eliminação, a candidata dirigiu-se ao Departamento de Metrologia Científica e Industrial do IPEM, órgão delegado do INMETRO, a fim de realizar nova medição. O laudo constatou ter a candidata a altura de 1,611. Portanto, acima do limite mínimo estabelecido no edital (1,60m).

Em posse do laudo elaborado pelo IPEM, a candidata impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar, para que fosse declarada a nulidade da reprovação, requerendo, assim, o direito de prosseguir nas etapas seguintesdo concurso.

A justiça acolheu o pedido da candidata reconhecendo o direito desta em continuar nas demais etapas do certame, determinando que a Polícia Militar cumprisse, imediatamente, a sentença.

Conveniente transcrever um trecho da decisão:

(...) “E mais, mostrou-se a decisão desproporcional porque o benefício em favor do Estado em sentido estrito será mínimo perto do prejuízo a ser suportado pela autora, pois o interesse do estado em ter em seus quadros um policial competente é superior ao interesse do estado em rejeitar um candidato somente porque não atendeu a 3 milímetros de diferença de altura” (...).

Note-se que, no caso em questão, a justiça considerou a divergência entre os resultados dos exames elaborados pela Polícia Militar e o Ipem/SP, uma vez que este instituto exerce atividade delegada do INMETRO e tem como especialistas técnicos da área de Metrologia e Qualidade.

Adriano Martins Pinheiro é advogado em São Paulo, palestrante e articulista (contato@pinheiroemendes.com / (11) 2478-0590).

Candidata reprovada por altura 159m em concurso da PM consegue liminar em mandado de segurana

  • Sobre o autorPortugal | Brasil
  • Publicações175
  • Seguidores351
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3854
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/candidata-reprovada-por-altura-1-59m-em-concurso-da-pm-consegue-liminar-em-mandado-de-seguranca/265771185

Informações relacionadas

Renan Freitas, Estudante de Direito
Notíciashá 4 anos

Exigência de Altura Mínima em Concurso Público

CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 3 anos

Mais uma vitória! Impedido pela altura, candidato consegue mandado para continuar em concurso

Notíciashá 7 anos

Justiça determina que candidata com menos de 1,60m de altura possa ingressar no curso de formação da Polícia Militar

Petição Inicial - TJDF - Ação Mandado de Segurança com Pedido de Liminar - Mandado de Segurança Cível

Patricia Brizola, Advogado
Artigosano passado

A exigência de altura mínima em Concurso Público

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)